quinta-feira, 26 de abril de 2018

#ColunaCorujão Abril: O que a moda significa para você?

Oi Pessoal!

Em março fiz a minha estréia como colunista de moda do Jornal Corujão, que circula nas cidades de Itatiba e Morungaba. 

Achei legal repostar a coluna aqui no blog tbm, para que meus leitores que não são da região consigam ter acesso ao conteúdo que eu escrevo no jornal. 

Sendo assim, criei a tag #colunacorujão e vou postar mensalmente os assuntos que apareceram no jornal. 

Hoje vou repostar o conteúdo que circulou na edição de Março e que foi minha matéria de estréia. Espero que gostem. 

O que a moda significa para você?


Criei o blog Só Saio Assim há 06 anos e desde então venho falado sobre estilo pessoal, moda, beleza e consumo consciente com milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil. 
Ao longo desse período trocamos diversas experiências. Percebi que muitas pessoas acabam ficando perdidas, sem saber como se vestir por conta do alto volume de informação de moda que recebem diariamente. 
Frases como "você tem que ter", "item indispensável da estação" , entre outros, acabam gerando uma angustia nas pessoas e também as fazem consumir produtos que não tem nada a ver com o seu estilo pessoal e muitas vezes estão totalmente fora do seu orçamento. 

Sempre busquei mostrar no blog formas reais, simples e baratas de se vestir sem ficar louco com tantas opções.

Afinal, o que é estar na moda?


Hoje em dia a moda está muito abrangente e não temos mais tantas regras a serem seguidas... ainda bem! A bota de cano curto branca e a pochete são exemplos clássicos de itens que já foram considerados brega e hoje estão super em alta. 

Mais importante do que estar na moda é conhecer o seu estilo pessoal! Não adianta usar o item mais fashion da temporada se você não se reconhece ao olhar no espelho. É um exercício diário mesmo, de autoconhecimento. Precisamos nos olhar no espelho e analisar o que fica bom no nosso corpo e o que não fica. 
Já temos essas respostas instintivamente. Sabemos quais cores nos favorecem mais, quais decotes, qual formato de calça, etc.. Identificar esses detalhes é parte essencial do processo de autoconhecimento para análise do seu estilo. É importante reparar também nos elogios que recebemos. Isso ajuda a identificar o que fica bem no nosso e nos valoriza.

Tenho algumas dicas que podem te ajudar a descobrir o seu estilo pessoal: 


1. Preste atenção nos seus gostos.


O que você gosta de comer, o que gosta de ler, para quais lugares gosta de viajar... tudo isso ajuda a construir a sua personalidade e definem o seu estilo. Por exemplo, se você gosta de ficar em casa e é mais introspectivo, dificilmente vai querer chamar atenção ao se vestir, portanto vai acabar optando por cores mais sóbrias e looks mais clássicos.


2. Busque inspirações. 


Depois de definir o que você gosta e o que você não gosta, é hora de buscar referências. Eu tenho diversas pastas no Pinterest com imagens que me agradam e me inspiram. Trata-se de uma rede social de compartilhamento de fotos. É parecido com um quadro de inspirações, onde você pode compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Outra dica é ver como as pessoas que você admira se vestem no dia a dia. O instagram, que hoje é considerado o meio mais popular para compartilhamento de fotos e vídeo entre os amantes de moda, é uma ótima ferramenta para referências de estilo. Você pode seguir diversas pessoas que admira, além de conseguir salvar as suas fotos favoritas em pastas de inspirações.


3. Perceba o que faz de você diferente das outras pessoas e te torna único.


Não precisa estar por dentro de todas as tendências de moda do momento, nem precisa se montar todo na hora de sair de casa. O que te diferencia pode ser um detalhe, como, por exemplo, usar batons coloridos. As pessoas sempre me param para elogiar os meus colares, pois eu sempre uso mais de 1 modelo de colar ao mesmo tempo e crio looks diferenciados com essas composições. Isso me torna única na minha forma de vestir.

A moda não é para ser imposta e independe de idade e classe social. Você não precisa usar alguma peça que não te favorece somente porque está em alta, tampouco deve gastar dinheiro com algo que não precise. O legal da moda é se conhecer e comprar as peças desejadas com responsabilidade e consciência. 
A moda é uma forma de arte, é a maneira como você escolhe se expressar para o mundo. Ela deve ser divertida e não um fardo. 

Espero que vocês façam o exercício de se olhar no espelho e realmente refletir sobre seus gostos, a fim de encontrar o seu diferencial e explorá-lo da melhor forma. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares