Pular para o conteúdo principal

O novo luxo fala com os sentidos

No Rio Innovation Week 2025, muitas palestras abordaram o tema do luxo contemporâneo e como ele deixou de estar ligado apenas a possuir peças caras, roupas com logos aparentes e passou a ter uma narrativa mais ligada a viver experiências e criar conexões.


Ao ouvir as palestras, me lembrei do TCC que escrevi em 2007 no meu curso de Administração, sobre branding sensorial, um termo que, na época, não era muito usado. (eu perdi o conteúdo do meu projeto e isso me entristece até hoje kkkry).

Branding sensorial, resumidamente, utiliza os 5 sentidos (visão, som, tato, olfato e paladar) para criar conexões emocionais da marca com os clientes. Esses estímulos influenciam nossa percepção de valor, julgamento e comportamento de compra.

No varejo, isso já é usado há anos para atrair clientes, como playlists personalizadas e assinaturas olfativas (no meu TCC eu estudei a Osklen, que foi pioneira nessa abordagem), mas no luxo, o branding sensorial ganha ainda mais uma dimensão: não só encanta, mas constrói valor simbólico e cultural.



Um outro ponto que me fez refletir foi a respeito do símbolo de distinção que o mercado de luxo proporciona ao unir consumo e experiências exclusivas. Aqui entra Pierre Bourdieu, minha leitura atual. Em seus estudos, ele demonstra como o capital social e cultural (termo hypado hoje em dia) é tão valioso e distintivo quanto o capital financeiro.

As grandes maisons entenderam que a venda começa no produto, mas a fidelização acontece na experiência.

Não basta MAIS (e apenas) ter um logo imponente... é preciso criar rituais sensoriais que transmitam uma sensação prazer, conexão, envolvimento e que aumentem ponto de contato do cliente com a marca.



Pense no Dior Café do Miami Design District, no Blue Box Café - que fica na loja da Tiffany em NY, na Gucci Osteria em Florença… Essas ações são estratégias de branding: elas criam memória, fortalecem a comunidade (outro conceito muito falado durante o Rio Innovation Week) e aumentam a disposição a investir não apenas no produto, mas no universo simbólico que ele representa.

Portanto, se antes o luxo era sobre mostrar, hoje é sobre fazer sentir.

O novo luxo não está no objeto que você leva para casa, mas nas memórias e no conhecimento que você carrega. Se no passado o luxo era sobre ostentar, hoje é mais sobre sentir e isso deve ser feito mais no offline do que no online, o que é também uma nova forma de luxo (a desconexão)... mas isso é papo pra outra hora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desfile Valentino – Fall 2021 – Semana de Moda de Milão

Eu não andava falando muito sobre semanas de moda aqui no blog, mas assisti ao desfile da Valentino (que encerrou a Semana de Moda de Milão ontem) e fiquei hipnotizada. A marca apresentou a sua coleção  ready-to-wear , nomeada como Valentino Act Collection . O local escolhido foi o Piccolo Teatro de Milano, fechado desde o início da pandemia. “O fato de termos decidido reabrir, embora apenas temporariamente, foi uma espécie de ato punk”, disse Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da marca, em entrevista coletiva antes do desfile. A trilha sonora veio somar ao mood punk proposto pelo estilista. Nothing Compares 2 U , sucesso dos anos 90 na voz de Sinéad O'Connor , dá o tom da apresentação, seguido por outros sucessos punk-góticos da época e apresentados lindamente pela cantora Cosima e pela Orquestra Sinfônica Giuseppe Verdi. A coleção possui uma paleta em tons neutros, mostrada quase totalmente em preto e branco, com alguns pontos de dourado. O comprimento das saias godê foi...

Muscle Tee: O que é, como usar e onde encontrar

As muscles tees andam dando as caras novamente.  Alguns de vocês já devem ter ouvido falar, mas podem não saber exatamente o que seja.  Bom, essa denominação nada mais é do que um camisetão, sem mangas. O nome faz referência as camisetas que o povo fitness costumava usar na academia antigamente, por isso o nome muscle (músculo) e tee (camiseta). O toque atual fica por conta dos ombros estruturados, lembrando as ombreiras dos anos 80.  Eu curto usar esse estilo com calças ou shorts largos de alfaiataria e acessórios pesados, como colares de correntes grossas ou brincos brilhantes.  Acredito que o retorno dessa peça está um pouco ligado ao momento em que estamos vivendo, onde buscamos peças confortáveis, porém com um toque de estilo. Essa camiseta é um exemplo perfeito disso, pois é uma releitura de uma das peças mais básicas do nosso armário, ao mesmo tempo que chama a atenção para a parte de cima da silhueta, que hoje em dia tem sido a nossa par...

O que usar na balada. Inauguração Laroc Club!

O primeiro Sunset Club do Brasil vai inaugurar no próximo sábado, dia 24/10! O Laroc Club , localizado na Rodovia D. Pedro, em Campinas, promete ser um dos melhores locais do país para ouvir música eletrônica, com artistas que são referência no cenário atual e que, até o momento, se apresentam somente nos grandes festivais do Brasil. A localização privilegiada vai nos proporcionar um verdadeiro encontro entre música eletrônica e natureza. Olha essa vista... já estou apaixonada! O show de estreia vai ser comandado por um dos melhores Dj's do mundo: Nicky Romero. Além disso, a estrutura vai ser composta por piscina, bangalôs, camarotes e food trucks. Para saber mais e garantir o seu ingresso acesse: http://www.laroc.club/ Óbvio que eu vou, mas tem um pequeno detalhe: acho que não vou a uma baladinha há uns 6 anos. Depois de um tempo acabei parando de sair para ouvir música eletrônica, pois não tenho muitos amigos que curtem sair comigo para se acabar na...