Desfile Valentino – Fall 2021 – Semana de Moda de Milão


Eu não andava falando muito sobre semanas de moda aqui no blog, mas assisti ao desfile da Valentino (que encerrou a Semana de Moda de Milão ontem) e fiquei hipnotizada.

A marca apresentou a sua coleção ready-to-wear, nomeada como Valentino Act Collection. O local escolhido foi o Piccolo Teatro de Milano, fechado desde o início da pandemia. “O fato de termos decidido reabrir, embora apenas temporariamente, foi uma espécie de ato punk”, disse Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da marca, em entrevista coletiva antes do desfile.


A trilha sonora veio somar ao mood punk proposto pelo estilista. Nothing Compares 2 U, sucesso dos anos 90 na voz de Sinéad O'Connor, dá o tom da apresentação, seguido por outros sucessos punk-góticos da época e apresentados lindamente pela cantora Cosima e pela Orquestra Sinfônica Giuseppe Verdi.

A coleção possui uma paleta em tons neutros, mostrada quase totalmente em preto e branco, com alguns pontos de dourado.

O comprimento das saias godê foi diminuído e a maiorias dos looks foi composto de pernas de fora, o que garantiu um ar mais sexy às produções.

As capas de lã foram o pivô da coleção, fazendo um contraponto ao micro comprimento das saias.

As tramas e redes também foram um tema recorrente (que eu AAAAMEI): a ideia de usá-la como segunda pele com gola alta deixou as produções mais interessantes e modernas.

Piccioli é sensível, humano e empático. Ele nos mostrou uma coleção sensível e forte ao mesmo tempo, aliando a atitude punk com um ar de romantismo. “É o ato radical de ter a força de ser quem você é. Isso é o que quero dizer com romantismo hoje. É um gesto subjetivo, quase anárquico, afirmativo da própria identidade - exatamente como o punk.”, finaliza o estilista.

Outro ponto a ser comentado foi a estratégia de marketing em torno da divulgação do desfile. A marca escolheu diversos ícones adolescentes para usar as suas roupas e falar sobre as suas produções. Claramente uma marca antenada com o novo.








Comentários

Postagens mais visitadas