Eu não andava falando muito sobre semanas de moda aqui no
blog, mas assisti ao desfile da Valentino (que encerrou a Semana de Moda de
Milão ontem) e fiquei hipnotizada.
A marca apresentou a sua coleção ready-to-wear, nomeada como
Valentino Act Collection. O local
escolhido foi o Piccolo Teatro de Milano, fechado desde o início da pandemia. “O
fato de termos decidido reabrir, embora apenas temporariamente, foi uma espécie
de ato punk”, disse Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da marca, em
entrevista coletiva antes do desfile.
A trilha sonora veio somar ao mood punk proposto pelo
estilista. Nothing Compares 2 U, sucesso dos anos 90 na voz de Sinéad
O'Connor, dá o tom da apresentação, seguido por outros sucessos
punk-góticos da época e apresentados lindamente pela cantora Cosima e pela
Orquestra Sinfônica Giuseppe Verdi.
A
coleção possui uma paleta em tons neutros, mostrada quase totalmente em preto e
branco, com alguns pontos de dourado.
O
comprimento das saias godê foi diminuído e a maiorias dos looks foi composto de
pernas de fora, o que garantiu um ar mais sexy às produções.
As capas de lã foram o pivô da coleção, fazendo um
contraponto ao micro comprimento das saias.
As tramas e redes também foram um tema recorrente (que eu AAAAMEI):
a ideia de usá-la como segunda pele com gola alta deixou as produções mais
interessantes e modernas.

Piccioli é sensível, humano e empático. Ele nos mostrou uma
coleção sensível e forte ao mesmo tempo, aliando a atitude punk com um ar de romantismo.
“É o ato radical de ter a força de ser quem você é. Isso é o que quero dizer
com romantismo hoje. É um gesto subjetivo, quase anárquico, afirmativo da
própria identidade - exatamente como o punk.”, finaliza o estilista.
Outro ponto a ser comentado foi a estratégia de marketing em torno da divulgação do desfile. A marca escolheu diversos ícones adolescentes para usar as suas roupas e falar sobre as suas produções. Claramente uma marca antenada com o novo.
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