Pular para o conteúdo principal

#ColunaCorujão Maio: Armário Cápsula - como montar o seu


Quem é mulher sabe que, por mais roupas que tenhamos no armário, nunca temos nada para usar. 
Para tornar o hábito de se vestir menos dramático surgiu a ideia do armário cápsula.

Muito tem se falado a respeito deste conceito, seja por conta da nova crescente minimalista de comportamento ou pelo fato das pessoas começarem a se preocupar mais com os impactos da moda na natureza. O fato é que a ideia de ter em torno de 30 peças no armário durante cada estação está se tornando uma tendência mundial.

A ideia começou a se difundir popularmente quando a blogueira norte americana Caroline Rector, do blog Unfancy selecionou apenas 30 peças do seu armário para usar no dia a dia durante uma estação. A ideia viralizou e milhares de pessoas começaram a seguir este estilo de vida.
O conceito pode assustar os mais fashionistas, portanto é sugerido que a transformação seja feita de forma gradual. 
Vou dar algumas dicas que podem facilitar o processo:

- Foque em suas peças chave. Comece escolhendo as peças de roupa que você mais usou nas últimas duas semanas. A seleção vai ter dar uma ideia de quais cores você mais gosta de usar e como costuma combinar as peças.

- Faça uma lista das principais atividades que você desenvolve no seu dia a dia, como o tipo de trabalho realizado, os eventos que costuma frequentar, as viagens que costuma fazer, etc.

- Pense em palavras que você associe ao seu estilo e selecione de 03 a 06 delas. Exemplo: esportivo, clássico, minimalista, etc.

- Analise as cores e selecionar tons majoritários, minoritários e algumas cores pontuais. Por exemplo, para uma cartela de cores outono/inverno, pense nas cores que servirão de base (preto, azul, cinza) e depois pense em quais cores combinam com essa base (branco, amarelo, verde militar, vinho, etc). A ideia central é pensar em cores que façam sentido para você.

- Avalie peças que você eventualmente precise comprar e estabeleça um orçamento para isso, sempre pensando no limite de peças do armário cápsula. Analise roupas desgastadas e que precisem ser substituídas. 

Agora vem a parte mais difícil: liste as 30 peças, ou mais, que farão parte deste armário cápsula pela próxima estação. Faça algumas perguntinhas a você mesmo: 

1. Como é o tempo na cidade onde eu vivo?
Em Itatiba o tempo costuma ser mais ameno e não temos tantos dias de frio intenso. Sendo assim, pense em peças mais leves e que possam transitar entre as diferentes temperaturas.

2. Como é o meu estilo de vida agora e como eu passo a maior parte dos meus dias?
Você trabalha em casa ou o seu local de trabalho é formal? Isso define o que você pode ou não usar no dia a dia.

3. Quais cores você mais gosta?
Eu amo preto e branco e odeio azul e roxo. Logo, tenho muitas peças em tons neutros e que servem perfeitamente para uma seleção de outono/inverno. 

4. Como posso mudar a cara das peças usando os acessórios? 
Uma camiseta branca, por exemplo, pode ser usada com um colar colorido, com lenços e até com broches. Os acessórios são parte essencial para deixar as mesmas peças com um ar diferente a cada dia. Veja o que você tem em casa e brinque com as possibilidades. 

Dicas:
- Não precisa se desfazer das peças que não vai usar durante esse período. Você pode guardá-las em caixas e na próxima temporada você analisa o que de fato vai pra doação e o que fica. 

- Quando fizer a relação de peças do armário cápsula inclua blusinhas, sapatos, vestidos e terceiras peças. Deixe de fora da contagem roupas de malhar, acessórios, pijamas, lingerie e moda festa. Outra dica valiosa é parar de usar roupa velha para ficar em casa. Roupa rasgada ou desgastada deve ser substituída. 
- Não se aprisione na ideia de um armário ideal. Isso não existe. Somos serem em movimento e nossos gostos mudam de tempos em tempos. Não existe regra! Cada pessoa vai montar a seleção de peças da forma que se sentir melhor e mais confiante. A ideia é deixar a vida mais leve e fácil e não um fardo.

Vamos começar? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desfile Valentino – Fall 2021 – Semana de Moda de Milão

Eu não andava falando muito sobre semanas de moda aqui no blog, mas assisti ao desfile da Valentino (que encerrou a Semana de Moda de Milão ontem) e fiquei hipnotizada. A marca apresentou a sua coleção  ready-to-wear , nomeada como Valentino Act Collection . O local escolhido foi o Piccolo Teatro de Milano, fechado desde o início da pandemia. “O fato de termos decidido reabrir, embora apenas temporariamente, foi uma espécie de ato punk”, disse Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da marca, em entrevista coletiva antes do desfile. A trilha sonora veio somar ao mood punk proposto pelo estilista. Nothing Compares 2 U , sucesso dos anos 90 na voz de Sinéad O'Connor , dá o tom da apresentação, seguido por outros sucessos punk-góticos da época e apresentados lindamente pela cantora Cosima e pela Orquestra Sinfônica Giuseppe Verdi. A coleção possui uma paleta em tons neutros, mostrada quase totalmente em preto e branco, com alguns pontos de dourado. O comprimento das saias godê foi...

Muscle Tee: O que é, como usar e onde encontrar

As muscles tees andam dando as caras novamente.  Alguns de vocês já devem ter ouvido falar, mas podem não saber exatamente o que seja.  Bom, essa denominação nada mais é do que um camisetão, sem mangas. O nome faz referência as camisetas que o povo fitness costumava usar na academia antigamente, por isso o nome muscle (músculo) e tee (camiseta). O toque atual fica por conta dos ombros estruturados, lembrando as ombreiras dos anos 80.  Eu curto usar esse estilo com calças ou shorts largos de alfaiataria e acessórios pesados, como colares de correntes grossas ou brincos brilhantes.  Acredito que o retorno dessa peça está um pouco ligado ao momento em que estamos vivendo, onde buscamos peças confortáveis, porém com um toque de estilo. Essa camiseta é um exemplo perfeito disso, pois é uma releitura de uma das peças mais básicas do nosso armário, ao mesmo tempo que chama a atenção para a parte de cima da silhueta, que hoje em dia tem sido a nossa par...

O que usar na balada. Inauguração Laroc Club!

O primeiro Sunset Club do Brasil vai inaugurar no próximo sábado, dia 24/10! O Laroc Club , localizado na Rodovia D. Pedro, em Campinas, promete ser um dos melhores locais do país para ouvir música eletrônica, com artistas que são referência no cenário atual e que, até o momento, se apresentam somente nos grandes festivais do Brasil. A localização privilegiada vai nos proporcionar um verdadeiro encontro entre música eletrônica e natureza. Olha essa vista... já estou apaixonada! O show de estreia vai ser comandado por um dos melhores Dj's do mundo: Nicky Romero. Além disso, a estrutura vai ser composta por piscina, bangalôs, camarotes e food trucks. Para saber mais e garantir o seu ingresso acesse: http://www.laroc.club/ Óbvio que eu vou, mas tem um pequeno detalhe: acho que não vou a uma baladinha há uns 6 anos. Depois de um tempo acabei parando de sair para ouvir música eletrônica, pois não tenho muitos amigos que curtem sair comigo para se acabar na...