#ColunaCorujão Maio: Armário Cápsula - como montar o seu


Quem é mulher sabe que, por mais roupas que tenhamos no armário, nunca temos nada para usar. 
Para tornar o hábito de se vestir menos dramático surgiu a ideia do armário cápsula.

Muito tem se falado a respeito deste conceito, seja por conta da nova crescente minimalista de comportamento ou pelo fato das pessoas começarem a se preocupar mais com os impactos da moda na natureza. O fato é que a ideia de ter em torno de 30 peças no armário durante cada estação está se tornando uma tendência mundial.

A ideia começou a se difundir popularmente quando a blogueira norte americana Caroline Rector, do blog Unfancy selecionou apenas 30 peças do seu armário para usar no dia a dia durante uma estação. A ideia viralizou e milhares de pessoas começaram a seguir este estilo de vida.
O conceito pode assustar os mais fashionistas, portanto é sugerido que a transformação seja feita de forma gradual. 
Vou dar algumas dicas que podem facilitar o processo:

- Foque em suas peças chave. Comece escolhendo as peças de roupa que você mais usou nas últimas duas semanas. A seleção vai ter dar uma ideia de quais cores você mais gosta de usar e como costuma combinar as peças.

- Faça uma lista das principais atividades que você desenvolve no seu dia a dia, como o tipo de trabalho realizado, os eventos que costuma frequentar, as viagens que costuma fazer, etc.

- Pense em palavras que você associe ao seu estilo e selecione de 03 a 06 delas. Exemplo: esportivo, clássico, minimalista, etc.

- Analise as cores e selecionar tons majoritários, minoritários e algumas cores pontuais. Por exemplo, para uma cartela de cores outono/inverno, pense nas cores que servirão de base (preto, azul, cinza) e depois pense em quais cores combinam com essa base (branco, amarelo, verde militar, vinho, etc). A ideia central é pensar em cores que façam sentido para você.

- Avalie peças que você eventualmente precise comprar e estabeleça um orçamento para isso, sempre pensando no limite de peças do armário cápsula. Analise roupas desgastadas e que precisem ser substituídas. 

Agora vem a parte mais difícil: liste as 30 peças, ou mais, que farão parte deste armário cápsula pela próxima estação. Faça algumas perguntinhas a você mesmo: 

1. Como é o tempo na cidade onde eu vivo?
Em Itatiba o tempo costuma ser mais ameno e não temos tantos dias de frio intenso. Sendo assim, pense em peças mais leves e que possam transitar entre as diferentes temperaturas.

2. Como é o meu estilo de vida agora e como eu passo a maior parte dos meus dias?
Você trabalha em casa ou o seu local de trabalho é formal? Isso define o que você pode ou não usar no dia a dia.

3. Quais cores você mais gosta?
Eu amo preto e branco e odeio azul e roxo. Logo, tenho muitas peças em tons neutros e que servem perfeitamente para uma seleção de outono/inverno. 

4. Como posso mudar a cara das peças usando os acessórios? 
Uma camiseta branca, por exemplo, pode ser usada com um colar colorido, com lenços e até com broches. Os acessórios são parte essencial para deixar as mesmas peças com um ar diferente a cada dia. Veja o que você tem em casa e brinque com as possibilidades. 

Dicas:
- Não precisa se desfazer das peças que não vai usar durante esse período. Você pode guardá-las em caixas e na próxima temporada você analisa o que de fato vai pra doação e o que fica. 

- Quando fizer a relação de peças do armário cápsula inclua blusinhas, sapatos, vestidos e terceiras peças. Deixe de fora da contagem roupas de malhar, acessórios, pijamas, lingerie e moda festa. Outra dica valiosa é parar de usar roupa velha para ficar em casa. Roupa rasgada ou desgastada deve ser substituída. 
- Não se aprisione na ideia de um armário ideal. Isso não existe. Somos serem em movimento e nossos gostos mudam de tempos em tempos. Não existe regra! Cada pessoa vai montar a seleção de peças da forma que se sentir melhor e mais confiante. A ideia é deixar a vida mais leve e fácil e não um fardo.

Vamos começar? 

Comentários

Postagens mais visitadas