Aceitei o desafio sem make... mas tenho muita coisa a dizer sobre isso!

#semmake #semfiltro, duas hashtags usadas exaustivamente durante a semana passada acompanhadas de uma selfie feminina sem maquiagem e sem filtro. 
O Desafio sem Make é, na realidade, uma campanha mundial chamada Stop the Beauty Madness, criada pela escritora Robin Rice. Surgiu para nos fazer pensar a respeito da relação que temos com a própria beleza e até que ponto somos escravas da maquiagem e dos muitos outros tratamentos estéticos, como a escova progressiva.

Eu sou uma vítima.. Amo maquiagem e passo corretivo todo o santo dia, mesmo quando estou em casa. Não gosto das minhas olheiras e muito menos das manchas de melasma no rosto, que surgem toda vez que fico exposta ao sol. Sabe aqueles dias lindos na praia? Então, eles sempre vem acompanhados de duas manchas na bochecha. 

Faz alguns meses que eu comecei a diminuir a quantidade de maquiagem no dia a dia. Passei a aceitar que as olheiras existem e tenho que conviver com elas e as tais manchinhas estão no meu rosto porque vivi dias ensolarados e lindos! Mas confesso que as pessoas ao meu redor não convivem bem com isso. Meus familiares e amigos sempre (eu digo SEMPRE) fazem algum comentário negativo quando estou sem maquiagem ou quando uso apenas corretivo e máscara de cílios. Frases como "que cara de cansada", "você precisa de uma dermatologista", "você fica bem melhor de maquiagem" são algumas das muitas outras que eu escuto quando coloco minha cara "real" no mundo. 

Então acho que esse desafio, além de uma simples brincadeira de internet, deveria servir para fazer as pessoas pensarem melhor e mais profundamente a respeito de como vemos a própria beleza e também como enxergamos a beleza nas outras pessoas. 
Vamos elogiar mais, falar coisas boas ao invés de apontar um defeito que obviamente aquela pessoa já sabe que possui. Criticas são sempre bem vindas, mas existem várias formas de fazer isso.

Pra mim é realmente um desafio postar foto sem make, então resolvi fazer uma comparação. Tirei uma foto sem nada de maquiagem, uma chegando do trabalho no dia que estava de corretivo e máscara de cílios e a última com base, corretivo, blush e tudo o que tenho direito.

Óbvio que fiquei melhor na terceira foto. Alguém fica pior com maquiagem? Nunca vi!
Mas na comparação das duas primeiras fotos achei que o corretivo serviu mais como efeito placebo do que outra coisa... não mudou tanto assim, serviu apenas para me dar confiança. 

No final das contas acho que todo o arsenal e os truques de beleza que conhemos devem ser usados para nos dar confiança e não para nos aprisionar... Saber dosar isso tudo que é a grande sacada!




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas