#ColunaCorujão Dezembro/18: Como fugir da cilada do consumo desenfreado em Dezembro

Chegou um dos meses mais queridos pela maioria das pessoas. Dezembro chegou mais rápido do que imaginávamos, não é mesmo?! Acredito que essa sensação de tempo acelerado tem muito a ver com a forma como vivemos hoje em dia. A internet é maravilhosa, porém acabamos recebendo um grande número de informações e isso nos dá uma sensação de que precisamos estar sempre à frente de tudo, correndo contra o tempo para darmos conta de todas as obrigações diárias.

Durante essa época do ano, junto com a decoração de Natal vem a loucura consumista. A rotina fica uma bagunça, temos mais do que o dobro de coisas para fazer até o ano acabar e sempre gastamos mais do que deveríamos.

Portanto, na coluna deste mês, muito mais do que escrever sobre as tendências da estação, eu gostaria de mostrar formas de vivermos esse mês tão gostoso com menos estresse, menos dívidas e muito mais amor.

Refleti sobre algumas ações simples de serem realizadas para que possamos chegar em Janeiro de 2019 com muito mais energia e leveza:


APRENDA A DIZER NÃO!
Dezembro é um mês cheio de compromissos sociais e por vezes nos sentimos esgotados com tantas festas e compromissos. Aprender a negar certos convites é essencial para a nossa saúde mental e física. É ok preferir ficar em casa vendo série ao invés de bater ponto em uma confraternização só para agradar os outros.


MONTE UM BAZAR COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES
Essa época do ano é perfeita para fazer uma limpa no armário e se desfazer de peças que você não usa mais ou que não servem. Aproveite e faça um bazar com amigos e familiares. É uma ótima forma de encontrar pessoas queridas e ainda ganhar uma graninha extra.




TIRE UM DIA PARA VOCÊ
Em meio a loucura de fim de ano, tire pelo menos um dia para cuidar de você. Eu gosto de fazer um dia de spa em casa. Acenda velas, coloque uma música relaxante, experimente uma nova máscara facial e faça uma esfoliação. Tenho uma receita de esfoliante natural que adoro e é simples de fazer. Vejam a receita:

Ingredientes: 1 xícara de pó de café; 2/3 xíc. de açúcar mascavo (ou normal); 1/2 xíc. de mel; 2 colheres de chá de extrato de baunilha e 1 xíc. de óleo de coco.

Modo de fazer: misture tudo e está pronto para uso.


FAÇA AS SUAS PRÓPRIAS LEMBRANÇAS DE NATAL
Eu adoro fazer presentinhos. Acho muito mais especial quando damos e ganhamos presentes feitos pela própria pessoa, além de ser bem mais econômico. As ideias são diversas: vale assar cookies, fazer velas e até sabonetes.
Outra ideia legal é presentear as pessoas doando alguns dos livros legais que você já leu. Repassar conhecimento é sempre uma boa dica de presente.


ABRACE MAIS
Saia da tela do celular e vá abraçar os seus pais, tomar cerveja com os seus amigos e namorar. A interação humana é tão rica e, infelizmente, estamos cada vez mais distantes das pessoas. Passamos a vida olhando a tela do celular e nos esquecemos de olhar nos olhos das pessoas. Eu me incluo nessa, já que sou bem dependente do meu celular. É um trabalho diário mesmo. Temos que nos policiar e aprender a usar melhor as tecnologias e redes sociais.


COMPRE LOCALMENTE
Prestigie o comércio da sua região. É muito mais prazeroso e significativo comprarmos de lojas locais do que de grandes marcas. Até porque, as microempresas poluem menos, contratam funcionários da região onde você vive e ajudam a economia local a fluir.


CONECTE-SE COM A NATUREZA
Provavelmente dezembro é o mês que mais frequentamos os shoppings em busca do presente da mãe, do marido, do amigo oculto, etc.
Para sair dessa loucura é essencial entrar em contato com a natureza. Você pode correr no parque, fazer yoga ou simplesmente andar descalço na grama ouvindo a sua música favorita. O que importa mesmo é sair do rodamoinho do consumo e simplesmente apreciar e agradecer a vida.

Obrigada por acompanharem a minha colunas durante o ano de 2018 e espero que vocês tenham um excelente final de ano ao lado de seus amigos e familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas