#ColunaCorujão Junho: O que o casamento real veio nos dizer sobre as tendências de moda

Bom, se você vive no planeta terra e tem acesso às redes sociais, aos jornais e as revistas provavelmente ouviu falar do casamento real britânico do príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle.

Em meio aos debates sobre as posições feministas da atriz e as homenagens feitas durante a cerimônia, um dos assuntos mais polêmicos foram as escolhas da noiva com relação ao vestido e a maquiagem. Teve muita informação de moda mostrada de uma forma sutil e delicada. Vejam só os destaques fashion do evento:

Os vestidos:

Já faz um tempo que a moda está caminhando em direção ao minimalismo e priorizando pela leveza e simplicidade. Além disso, a luta pelos direitos das mulheres está cada vez mais em ascensão. Os dois vestidos escolhidos pela noiva representam essas mudanças do mundo. Os modelos eram simples, sem rendas ou bordados e com poucos detalhes. Além disso, Meghan escolheu apenas mulheres para confeccionarem os modelos escolhidos.
O vestido da cerimônia religiosa era sóbrio e clean com decote canoa, deixando apenas uma pequena faixa do colo à mostra. O modelo foi assinado pela estilista inglesa Claire Waight Keller, diretora criativa da grife francesa Givenchy. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo desde a criação da empresa, em 1952.
Já o segundo vestido, usado para a recepção, era sem mangas, porém igualmente minimalista. Foi assinado pela também britânica Stella Mccartney, filha do ex-Beatle Paul McCartney.
As duas estilistas escolhidas pela noiva já dão um toque feminista à cerimônia, já que ambas são raríssimas exceções de mulheres em posição de comando na alta costura.

A maquiagem da noiva:

Com relação à maquiagem, dizem que a atriz dispensou maquiadores e optou por uma beleza natural e atemporal.
Ela andou na mesma linha das tendências de beleza atuais, onde a maquiagem natural e menos pesada está super em alta. Sombras mais neutras e bases com cobertura mais leve foram vistas em diversos desfiles durantes as semanas de moda, como mostrado pelas marcas Chanel e Sacai durante a semana de moda de Paris e também pelos brasileiros Reinaldo Lourenço e Lenny Niemeyer durante a última edição do São Paulo Fashion Week.

O vestido usado por Kate Middleton:

Dentre os convidados, quem se destacou foi a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, casada com o príncipe Willian, que mostrou que não é preciso gastar muito dinheiro e comprar mais do que deve só para usar um vestido novo em cada ocasião festiva. Ela optou por um modelo da grife britânica Alexander McQueen bem antigo e que já foi usado em vários outros eventos,
A moda está mudando aos poucos e o conceito de fast-fashion (produção de moda rápida) está ficando cada vez mais obsoleto e sendo substituído pelo movimento slow-fashion, uma alternativa sustentável à produção em massa. O conceito nos incentiva a comprar com consciência, retomando a conexão com a maneira em que eles são produzidos e valorizando a diversidade e a riqueza de nossas tradições.
O fato de a Duquesa ter optado por um vestido que já usou mais de sete vezes nos mostra que a ideia do consumo desenfreado é coisa do passado mesmo! Comprar não é mais símbolo de status como era antigamente. Hoje o consumismo desenfreado é visto com maus olhos pelas pessoas, pois inevitavelmente essas roupas serão descartadas no meio ambiente.

O discurso:

O discurso de amor e apelo pela justiça social foi um dos pontos altos da cerimônia e casam perfeitamente com a cor do ano escolhida pela Pantone no início do ano, a ultra violet, um tom roxo que simboliza a paixão e a iluminação daquilo que ainda está por vir. O reverendo Michael Bruce Curry citou Martin Luther King e disse a frase “precisamos descobrir o poder do amor, o poder redentor do amor. E quando descobrirmos isso, seremos capazes de fazer deste velho mundo um novo mundo. O amor é o único caminho.'
Pode-se afirmar que o minimalismo é a palavra-chave para definir as escolhas de Meghan Markle para o seu grande dia. Todos esses detalhes e muitos outros mostram como a realeza britânica está se reinventando e assumindo cada vez mais uma posição sustentável, minimalista e, aos poucos, feminista!

Comentários

Postagens mais visitadas