Pular para o conteúdo principal

#ColunaCorujão Junho: O que o casamento real veio nos dizer sobre as tendências de moda

Bom, se você vive no planeta terra e tem acesso às redes sociais, aos jornais e as revistas provavelmente ouviu falar do casamento real britânico do príncipe Harry com a atriz americana Meghan Markle.

Em meio aos debates sobre as posições feministas da atriz e as homenagens feitas durante a cerimônia, um dos assuntos mais polêmicos foram as escolhas da noiva com relação ao vestido e a maquiagem. Teve muita informação de moda mostrada de uma forma sutil e delicada. Vejam só os destaques fashion do evento:

Os vestidos:

Já faz um tempo que a moda está caminhando em direção ao minimalismo e priorizando pela leveza e simplicidade. Além disso, a luta pelos direitos das mulheres está cada vez mais em ascensão. Os dois vestidos escolhidos pela noiva representam essas mudanças do mundo. Os modelos eram simples, sem rendas ou bordados e com poucos detalhes. Além disso, Meghan escolheu apenas mulheres para confeccionarem os modelos escolhidos.
O vestido da cerimônia religiosa era sóbrio e clean com decote canoa, deixando apenas uma pequena faixa do colo à mostra. O modelo foi assinado pela estilista inglesa Claire Waight Keller, diretora criativa da grife francesa Givenchy. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo desde a criação da empresa, em 1952.
Já o segundo vestido, usado para a recepção, era sem mangas, porém igualmente minimalista. Foi assinado pela também britânica Stella Mccartney, filha do ex-Beatle Paul McCartney.
As duas estilistas escolhidas pela noiva já dão um toque feminista à cerimônia, já que ambas são raríssimas exceções de mulheres em posição de comando na alta costura.

A maquiagem da noiva:

Com relação à maquiagem, dizem que a atriz dispensou maquiadores e optou por uma beleza natural e atemporal.
Ela andou na mesma linha das tendências de beleza atuais, onde a maquiagem natural e menos pesada está super em alta. Sombras mais neutras e bases com cobertura mais leve foram vistas em diversos desfiles durantes as semanas de moda, como mostrado pelas marcas Chanel e Sacai durante a semana de moda de Paris e também pelos brasileiros Reinaldo Lourenço e Lenny Niemeyer durante a última edição do São Paulo Fashion Week.

O vestido usado por Kate Middleton:

Dentre os convidados, quem se destacou foi a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, casada com o príncipe Willian, que mostrou que não é preciso gastar muito dinheiro e comprar mais do que deve só para usar um vestido novo em cada ocasião festiva. Ela optou por um modelo da grife britânica Alexander McQueen bem antigo e que já foi usado em vários outros eventos,
A moda está mudando aos poucos e o conceito de fast-fashion (produção de moda rápida) está ficando cada vez mais obsoleto e sendo substituído pelo movimento slow-fashion, uma alternativa sustentável à produção em massa. O conceito nos incentiva a comprar com consciência, retomando a conexão com a maneira em que eles são produzidos e valorizando a diversidade e a riqueza de nossas tradições.
O fato de a Duquesa ter optado por um vestido que já usou mais de sete vezes nos mostra que a ideia do consumo desenfreado é coisa do passado mesmo! Comprar não é mais símbolo de status como era antigamente. Hoje o consumismo desenfreado é visto com maus olhos pelas pessoas, pois inevitavelmente essas roupas serão descartadas no meio ambiente.

O discurso:

O discurso de amor e apelo pela justiça social foi um dos pontos altos da cerimônia e casam perfeitamente com a cor do ano escolhida pela Pantone no início do ano, a ultra violet, um tom roxo que simboliza a paixão e a iluminação daquilo que ainda está por vir. O reverendo Michael Bruce Curry citou Martin Luther King e disse a frase “precisamos descobrir o poder do amor, o poder redentor do amor. E quando descobrirmos isso, seremos capazes de fazer deste velho mundo um novo mundo. O amor é o único caminho.'
Pode-se afirmar que o minimalismo é a palavra-chave para definir as escolhas de Meghan Markle para o seu grande dia. Todos esses detalhes e muitos outros mostram como a realeza britânica está se reinventando e assumindo cada vez mais uma posição sustentável, minimalista e, aos poucos, feminista!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desfile Valentino – Fall 2021 – Semana de Moda de Milão

Eu não andava falando muito sobre semanas de moda aqui no blog, mas assisti ao desfile da Valentino (que encerrou a Semana de Moda de Milão ontem) e fiquei hipnotizada. A marca apresentou a sua coleção  ready-to-wear , nomeada como Valentino Act Collection . O local escolhido foi o Piccolo Teatro de Milano, fechado desde o início da pandemia. “O fato de termos decidido reabrir, embora apenas temporariamente, foi uma espécie de ato punk”, disse Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da marca, em entrevista coletiva antes do desfile. A trilha sonora veio somar ao mood punk proposto pelo estilista. Nothing Compares 2 U , sucesso dos anos 90 na voz de Sinéad O'Connor , dá o tom da apresentação, seguido por outros sucessos punk-góticos da época e apresentados lindamente pela cantora Cosima e pela Orquestra Sinfônica Giuseppe Verdi. A coleção possui uma paleta em tons neutros, mostrada quase totalmente em preto e branco, com alguns pontos de dourado. O comprimento das saias godê foi...

Muscle Tee: O que é, como usar e onde encontrar

As muscles tees andam dando as caras novamente.  Alguns de vocês já devem ter ouvido falar, mas podem não saber exatamente o que seja.  Bom, essa denominação nada mais é do que um camisetão, sem mangas. O nome faz referência as camisetas que o povo fitness costumava usar na academia antigamente, por isso o nome muscle (músculo) e tee (camiseta). O toque atual fica por conta dos ombros estruturados, lembrando as ombreiras dos anos 80.  Eu curto usar esse estilo com calças ou shorts largos de alfaiataria e acessórios pesados, como colares de correntes grossas ou brincos brilhantes.  Acredito que o retorno dessa peça está um pouco ligado ao momento em que estamos vivendo, onde buscamos peças confortáveis, porém com um toque de estilo. Essa camiseta é um exemplo perfeito disso, pois é uma releitura de uma das peças mais básicas do nosso armário, ao mesmo tempo que chama a atenção para a parte de cima da silhueta, que hoje em dia tem sido a nossa par...

O colete da vovó está com tudo

Os coletes de tricô, bem no mood antigo da vovó, voltaram com tudo.  Um dos maiores motivos para essa peça ter retornado ao topo ao cenário fashion foi, claro, o Harry Styles, que sempre aparece usando algum modelo de colete.  Outra aparição recente do colete da vovó, foi na série Alta Fidelidade, estrelado pela gata  Zoë Kravitz.  Desde então, fashionistas, influenciadores e celebridades tem sido vistos usando a peça.  Eu curto usar o colete de uma forma mais desconstruída, fazendo mix de estampa ou usando algum acessório de peso, para modernizar o look.  Aproveitem que o frio ainda está entre nós e tirem o coletinho antigo do armário. Eu roubei o meu do closet do meu pai rsrs.