Pular para o conteúdo principal

Pensamento do dia_ quando a inspiração vira cópia!

"Neste mundo nada se cria, tudo se copia". Essa frase é bem famosa, né?! No mundo da moda então, nem se fala! Não me lembro da última vez que tenha visto algo realmente criativo...acho até que nunca vi algo totalmente novo em toda a minha vida. A moda é cíclica, pois sempre buscamos referências do passado, mas as adaptamos ao futuro. A idéia nunca volta exatamente da mesma forma que foi, ela é sempre adaptada aos acontecimentos do novo tempo.
O que eu acho mais doido na moda é que ela serve para mostrarmos quem somos, em que acreditamos e qual imagem queremos passar para o mundo, sendo assim, usamos a moda para nos diferenciarmos, para sermos únicos no meio da multidão... Mas eis que surgem as "tendências", que no começo são pouco acessíveis, portanto, objeto de diferenciação da massa, mas logo tornam-se "commodities" e vemos aos montes pelas ruas.. E dai a nossa vontade de ser diferente, torna-se a vontade de nos unir-mos a massa para nos sentirmos parte do todo... AVE MARIA... viajei né! Mas a moda é louca mesmo, meio paradoxal até!
Enfim, pensei nisso quando vi uma calça que a marca 284 lançou para o seu verão 2013: uma cópia quase exata da peça mega famosa e desejada da marca Paige, calça que a minha musa Olivia Palermo usou algumas vezes e que virou hit desde então!
Eu pensei: será que as marcas fast-fashion não estão exagerando um pouco no conceito "inspired"?? Se fossemos pensar em música, com certeza seria considerada plagio.

Acho bem legal as marcas mais baratas criarem peças semelhantes aos hits e possibilitarem a todos ter aquela roupa que tanto amaram. Eu mesma fiquei louca nesta calça da 284 e talvez compre uma para chamar de minha... mas eu fico pensando sempre neste danado de limite, qual é?


E ai, é cópia ou inspiração?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desfile Valentino – Fall 2021 – Semana de Moda de Milão

Eu não andava falando muito sobre semanas de moda aqui no blog, mas assisti ao desfile da Valentino (que encerrou a Semana de Moda de Milão ontem) e fiquei hipnotizada. A marca apresentou a sua coleção  ready-to-wear , nomeada como Valentino Act Collection . O local escolhido foi o Piccolo Teatro de Milano, fechado desde o início da pandemia. “O fato de termos decidido reabrir, embora apenas temporariamente, foi uma espécie de ato punk”, disse Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da marca, em entrevista coletiva antes do desfile. A trilha sonora veio somar ao mood punk proposto pelo estilista. Nothing Compares 2 U , sucesso dos anos 90 na voz de Sinéad O'Connor , dá o tom da apresentação, seguido por outros sucessos punk-góticos da época e apresentados lindamente pela cantora Cosima e pela Orquestra Sinfônica Giuseppe Verdi. A coleção possui uma paleta em tons neutros, mostrada quase totalmente em preto e branco, com alguns pontos de dourado. O comprimento das saias godê foi...

Muscle Tee: O que é, como usar e onde encontrar

As muscles tees andam dando as caras novamente.  Alguns de vocês já devem ter ouvido falar, mas podem não saber exatamente o que seja.  Bom, essa denominação nada mais é do que um camisetão, sem mangas. O nome faz referência as camisetas que o povo fitness costumava usar na academia antigamente, por isso o nome muscle (músculo) e tee (camiseta). O toque atual fica por conta dos ombros estruturados, lembrando as ombreiras dos anos 80.  Eu curto usar esse estilo com calças ou shorts largos de alfaiataria e acessórios pesados, como colares de correntes grossas ou brincos brilhantes.  Acredito que o retorno dessa peça está um pouco ligado ao momento em que estamos vivendo, onde buscamos peças confortáveis, porém com um toque de estilo. Essa camiseta é um exemplo perfeito disso, pois é uma releitura de uma das peças mais básicas do nosso armário, ao mesmo tempo que chama a atenção para a parte de cima da silhueta, que hoje em dia tem sido a nossa par...

O que usar na balada. Inauguração Laroc Club!

O primeiro Sunset Club do Brasil vai inaugurar no próximo sábado, dia 24/10! O Laroc Club , localizado na Rodovia D. Pedro, em Campinas, promete ser um dos melhores locais do país para ouvir música eletrônica, com artistas que são referência no cenário atual e que, até o momento, se apresentam somente nos grandes festivais do Brasil. A localização privilegiada vai nos proporcionar um verdadeiro encontro entre música eletrônica e natureza. Olha essa vista... já estou apaixonada! O show de estreia vai ser comandado por um dos melhores Dj's do mundo: Nicky Romero. Além disso, a estrutura vai ser composta por piscina, bangalôs, camarotes e food trucks. Para saber mais e garantir o seu ingresso acesse: http://www.laroc.club/ Óbvio que eu vou, mas tem um pequeno detalhe: acho que não vou a uma baladinha há uns 6 anos. Depois de um tempo acabei parando de sair para ouvir música eletrônica, pois não tenho muitos amigos que curtem sair comigo para se acabar na...