Pensamento do dia_ quando a inspiração vira cópia!

"Neste mundo nada se cria, tudo se copia". Essa frase é bem famosa, né?! No mundo da moda então, nem se fala! Não me lembro da última vez que tenha visto algo realmente criativo...acho até que nunca vi algo totalmente novo em toda a minha vida. A moda é cíclica, pois sempre buscamos referências do passado, mas as adaptamos ao futuro. A idéia nunca volta exatamente da mesma forma que foi, ela é sempre adaptada aos acontecimentos do novo tempo.
O que eu acho mais doido na moda é que ela serve para mostrarmos quem somos, em que acreditamos e qual imagem queremos passar para o mundo, sendo assim, usamos a moda para nos diferenciarmos, para sermos únicos no meio da multidão... Mas eis que surgem as "tendências", que no começo são pouco acessíveis, portanto, objeto de diferenciação da massa, mas logo tornam-se "commodities" e vemos aos montes pelas ruas.. E dai a nossa vontade de ser diferente, torna-se a vontade de nos unir-mos a massa para nos sentirmos parte do todo... AVE MARIA... viajei né! Mas a moda é louca mesmo, meio paradoxal até!
Enfim, pensei nisso quando vi uma calça que a marca 284 lançou para o seu verão 2013: uma cópia quase exata da peça mega famosa e desejada da marca Paige, calça que a minha musa Olivia Palermo usou algumas vezes e que virou hit desde então!
Eu pensei: será que as marcas fast-fashion não estão exagerando um pouco no conceito "inspired"?? Se fossemos pensar em música, com certeza seria considerada plagio.

Acho bem legal as marcas mais baratas criarem peças semelhantes aos hits e possibilitarem a todos ter aquela roupa que tanto amaram. Eu mesma fiquei louca nesta calça da 284 e talvez compre uma para chamar de minha... mas eu fico pensando sempre neste danado de limite, qual é?


E ai, é cópia ou inspiração?

Comentários

Postagens mais visitadas